Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
CUSTODIO, Lucimara Aparecida Faustino; VIEIRA, Camila Mugnai y FRANCISCHETTI, Ieda. DIVERSIDADE NO CURRÍCULO MÉDICO: ROTEIRO DE ANÁLISE DA DIMENSÃO SOCIAL PARA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1106-1130. Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1106-1130.
Este artigo descreve um roteiro para análise da dimensão social no processo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso médico. Trata-se de um inventário descritivo baseado na literatura e utilizado para analisar 69 situações-problema e seus respectivos guias, disparadores do processo ensino-aprendizagem da tutoria de primeira à quarta série de um curso médico de uma faculdade pública paulista. Realizou-se uma análise documental de abordagem qualitativa, utilizando-se o método da Análise Textual Discursiva. O roteiro constituiu-se de eixos que caracterizaram o perfil dos personagens e contextos das situações-problema: identificação, espaço, área de competência, vigilância em saúde, condições de vida, acesso aos serviços de saúde, vínculo, autonomia e diversidades e vulnerabilidades. Enfocou-se como o roteiro pode nortear a construção de situações-problema e a análise da dimensão social em cursos na área da saúde, cujos currículos utilizam a ABP.
Palabras clave : Educação médica; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Condições sociais; Determinantes sociais da saúde.