Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
CUSTODIO, Elivaldo Serrão. Um olhar sobre propostas de Educação Escolar Quilombola no Brasil a partir de referenciais curriculares estaduais. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1722-1747. Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1722-1747.
O artigo tem por objetivo analisar referenciais curriculares estaduais de Educação Escolar Quilombola (EEQ) de diferentes sistemas de ensino no país, confrontando-os com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental reflexiva. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares de alguns sistemas atendem, em parte, aos princípios de uma EEQ de qualidade, conforme sugerido pelas DCNs. No entanto, parte dos fundamentos instituídos nas DCNs da EEQ não são observados quando não apontam as atividades culturais, econômicas, políticas e sociais do cotidiano quilombola. A análise dos planos curriculares estaduais demonstra que, além serem incipientes, deixam muito a desejar no que diz respeito às variedades e diversidades étnicas dos quilombos no Brasil.
Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Referenciais curriculares; Proposta curricular; Sistemas estaduais de ensino.