SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La propuesta curricular pedagógica del curso de alfabetización indígena en Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GIRON, Daisy Johana Fernández  y  FELICIO, Helena Maria dos Santos. A “Cátedra por Nariño” na Colômbia:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.510-533.  Epub 21-Nov-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p510-533.

Neste artigo, analisa-se o desenvolvimento da “Cátedra1 por Nariño”, implementada nos anos de 1980 no Departamento2 de Nariño, Colômbia, a partir das percepções de seus participantes. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Paulo Freire, Henry Giroux, entre outros. A metodologia de pesquisa qualitativa construtiva interpretativa consistiu em um levantamento bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como na realização de entrevistas com alguns professores envolvidos nesse processo curricular. Como resultados deste trabalho, apresentam-se como ocorreu o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com as lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño e a maneira como finalizou.

Palabras clave : “Cátedra por Nariño”; currículo; currículo emancipatório; emancipação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )