Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
MASETTO, Marcos T. y FREITAS, Silvana Alves. Formação para a Docência Universitária:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.845-867. Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p845-867.
Tendo como ponto de partida a questão fulcral onde/como formar o docente para o ensino superior, este artigo objetiva refletir e dialogar sobre duas iniciativas realizadas para encaminhar tal formação docente e documentar o projeto de uma universidade que se propôs assumir o desafio de realizar a formação de professores para o magistério superior através Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu. Para tanto, recorre-se à elaboração a posteriori de uma situação de observação participante e às pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa está fundamentada em Martins (1993) Gimeno Sacristán (2000), Masetto (2010, 2018), Freitas (2016), a LDB 9394/96 e documentos como os Currículos de pesquisadores, participantes do projeto estudado, registrados na Plataforma Lattes e dados coletados no site do Grupo de Pesquisa Forpec. Apresenta como resultados as etapas e produções realizadas ao longo da existência deste projeto.
Palabras clave : (trans)formação docente; docência universitária; práticas pedagógicas; professor reflexivo.