Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
NORONHA, Arimaté Alves; LOPES, Jayane Mara Rosendo; MEDEIROS FILHO, Antônio Evanildo Cardoso de y VIDAL, Eloisa Maia. Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51793. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51793.
O artigo investiga a relação entre os resultados de desempenho dos estudantes de duas escolas públicas estaduais de ensino médio, em Fortaleza (CE), e um conjunto de indicadores relacionados à organização escolar e aos docentes, considerando a série histórica de 2010 - 2019. Caracteriza-se como um estudo de natureza quantitativa, com dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e na Secretaria da Educação do Ceará. A análise permitiu identificar fatores externos e internos à escola que estão relacionados com o desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala, como nível socioeconômico, condições de oferta nos dois estabelecimentos, com grandes variações na média de horas aulas diárias, complexidade da gestão escolar e indicadores associados aos professores, como adequação da formação, esforço e regularidade do corpo docente.
Palabras clave : indicadores educacionais; escolas estaduais; ensino médio; proficiência escolar; Spaece.