Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
MENDONCA, Maria Martinha Barbosa; TRINDADE, Regina Aparecida Correia y ARAUJO, Mairce da Silva. Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59670. Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59670.
Este trabalho, de caráter investigativo e dialógico, problematiza a experiência de pensarfazernarrar e a construção de um currículo na educação básica em uma escola indígena no Município de Maricá - Rio de Janeiro, tendo como campo investigativoepistêmico a discussão curricular intercultural crítica e a perspectiva do movimento de reflexão com o cotidiano como um campo de pesquisa, a partir da perspectiva de ações alternativas, antihegemônicas e instituintes. Compreende-se que o respectivo campo curricular em escolas indígenas traz um tensionamento na elaboração de um currículopraticado que de fato possa ser emancipador e libertário para as comunidades escolares indígenas em seu processo educativo.
Palabras clave : movimentos instituintes; educação básica; educação indígena; currículo.