Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SILVA, Fabrício Oliveira da y RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.202-218. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012.
Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.
Palabras clave : PIBID; Cotidiano escolar; Aprendizagem da docência.