SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aprendizaje experiencial de la iniciación a la docencia en el PIBID índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOUZA, Ângelo Ricardo de; SOUZA, Gizele de; BRUEL, Ana Lorena  y  FERRAZ, Marcos Alexandre. Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.219-231. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013.

Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para avaliação dos periódicos científicos na área da Educação no Brasil. Trata-se de um esforço inicial na direção de discutir aspectos importantes para tal avaliação e contribuir com o debate no processo de elaboração de critérios para o Qualis Periódicos da área na CAPES. A proposta aqui desenhada, de construção de um indicador, destaca quatro elementos centrais para a avaliação: Periodicidade/Atualização, Internacionalização, Origem e Distribuição Geográfica dos Autores e Fator de Impacto, com vistas a que possamos avaliar, quantificar, classificar e estratificar os periódicos considerando quão atuais, representativos, internacionais e lidos/citados são.

Palabras clave : Periódicos; Educação; Qualis; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )