SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Diálogo y el aprendizaje con Tecnologías de la Informacióny Comunicación en homeschoolingParadojas y tensiones en la construcción del espacio público de la educación: alternativas educativas para la elección parental y desescolarización en los colectivos parentales de Río de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BECKER, Caroline; GRANDO, Katlen Bohm  y  HATTGE, Morgana Domênica. Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014812.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14812.040.

O propósito deste artigo é contribuir com o debate acerca da educação domiciliar no contexto brasileiro, por meio de um ensaio teórico. Nesse sentido, apresenta-se, por um lado, os principais argumentos a favor da prática; e, por outro, aspectos que fundamentam a escola como um espaço de possibilidade de reconhecimento da diferença e de igualdade. Importa refletir acerca da relevância da relação com o outro para a construção do conhecimento. Assim, este texto apoia-se em Vygotsky e no conceito cunhado por ele de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para efeitos de conclusão, considera-se a importância de um debate amplo, sólido, em que as especificidades familiares, sociais e cognitivas de cada criança sejam consideradas no que tange ao planejamento e à ação de medidas que envolvam a educação no Brasil.

Palabras clave : Homeschooling; Diferença; Construção do conhecimento; Aprendizagem; Vygotsky.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )