Introdução
Este artigo tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica no âmbito da Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR).
O PPGE/UEPG foi o primeiro Programa de Pós-Graduação a ser instituído em nível strictu sensu na UEPG/PR. Destacam-se os aspectos que contribuíram para fomentar a pesquisa no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, no processo de consolidação do PPGE/UEPG que culminou no curso de Doutorado em Educação.
Considera-se a produção acadêmica a partir dos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), portanto as dissertações e as teses realizadas no período de 1996 a 2018. A opção metodológica caracteriza-se como uma abordagem quanti-qualitativa (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007; GAMBOA, 2012), sendo um estudo de caso descritivo (TRIVIÑOS, 1987; ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2004).
As questões argumentativas que permeiam este artigo são: Qual o espaço acadêmico no PPGE/UEPG para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP? Quais os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em 25 anos do PPGE/UEPG? Quais os marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG? Qual a contribuição acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar e Formação de professores (Gepefe), na produção de saberes e conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG?
Evidencia-se o espaço acadêmico em 25 anos do PPGE/UEPG, para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, explicitando-se os principais aspectos dessa produção acadêmica. Aponta-se a instituição e a vinculação do Gepefe1 (UEPG/CNPq), bem como a entrada de dois professores de Educação Física, no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem (EA), como marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.
Destaca-se a contribuição acadêmica do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção de saberes e conhecimentos no âmbito da “Educação Física escolar e Formação de professores”, sendo estes os eixos norteadores dos estudos e das pesquisas realizadas no referido Grupo. A maioria dos estudos realizados no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, considerados neste artigo, tem suas temáticas relacionadas às Linhas de pesquisa do Gepefe (UEPG/CNPq).
Realiza-se a análise e a discussão dos dados do estudo apontando-se os resultados. Finaliza-se o artigo com as considerações finais sobre a ampliação do espaço acadêmico dos saberes e dos conhecimentos da EF no contexto escolar e da FP. Indicam-se, então, elementos para o incremento desse espaço, por meio das ações empreendidas no Gepefe (UEPG/CNPq), embora se destaque que a produção acadêmica nesse contexto tenha sido desenvolvida de forma expressiva em 25 anos do PPGE/UEPG.
O PPGE/UEPG como espaço para a pesquisa em Educação Física no âmbito escolar e da formação do professor
O PPGE/UEPG teve início em 1994, com a implantação do Mestrado em Educação. Sua instituição possibilitou a solidificação da pesquisa e o aumento da produção científica na área de Educação e da Formação de professores, uma das áreas precursoras da UEPG/PR (CAMPOS, 2019).
No sentido de destacar o PPGE/UEPG como espaço de saberes e de conhecimentos da EF no contexto escolar e da FP, considera-se o número de dissertações e de teses produzidas no período de 1996 a 2018, mas também são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica nesses âmbitos e período. Desse modo, este artigo não se limita apenas em apresentar os dados da produção acadêmica do PPGE/UEPG de forma quantitativa, mas, sim, e principalmente, apresentá-los considerando: o espaço acadêmico para o desenvolvimento das pesquisas, bem como os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em 25 anos do PPGE/UEPG; os marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, de modo a apontar o aporte acadêmico do Gepefe na produção de saberes e de conhecimentos nesse contexto.
Assim sendo, a pesquisa é quanti-qualitativa (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007; GAMBOA, 2012) e caracteriza-se como um estudo de caso descritivo (TRIVIÑOS, 1987; ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2004). Para Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004, p. 640), “os exemplos mais comuns para esse tipo de pesquisa, o estudo de caso, são os que focalizam apenas uma unidade [...], um pequeno grupo [...], uma instituição [...], um programa [...] ou um evento [...]”.
Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. O estudo de caso pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática, que visa simplesmente apresentar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente, do objeto de estudo do ponto de vista do investigador. (FONSECA, 2002, p. 33).
A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e os fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987).
O levantamento de dados da pesquisa foi realizado no site2 do PPGE/UEPG, em maio de 2019, considerando-se a produção acadêmica que inclui as dissertações e as teses realizadas no período de 1996 a 2018, que apresentaram ao menos um dos seguintes critérios: o trabalho tratar de uma das seguintes temáticas - Educação Física (EF), Educação Física Escolar (EFE), Formação do Professor de Educação Física (FPEF), Formação Profissional em Educação Física (FPFEF); no título do trabalho constar um dos seguintes termos - Educação Física (EF), Educação Física Escolar (EFE), Formação do Professor de Educação Física (FPEF), Formação Profissional em Educação Física (FPFEF); o autor ser da área de Educação Física; o orientador ser da área de Educação Física. Na sequência, foram lidos os resumos das pesquisas selecionadas, identificando-se a temática e as palavras-chave em cada um dos estudos. A intenção foi identificar as proximidades entre eles considerando-se os âmbitos da EF no contexto escolar e da FP.
De acordo com os critérios estabelecidos, identificaram-se dois períodos de produção acadêmica, de 1996-2002 e de 2010-2018. Desse modo, constatou-se que, desde o início do PPGE/UEPG, a pesquisa no âmbito da EF se fez presente no contexto escolar e da FP, embora não houvesse nenhum professor de Educação Física cadastrado no PPGE/UEPG.
No primeiro período (1996-2002), foi incluída toda a produção acadêmica desde a implantação do PPGE/UEPG, independentemente da Linha de Pesquisa. A primeira dissertação foi finalizada em 1996 e trata da temática sobre a FPEF. Nos anos subsequentes, até 2002, foram concluídas mais quatro pesquisas, sendo: uma sobre a EFE, duas sobre a FPFEF, e uma sobre a temática do Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim, a totalidade da produção acadêmica no período de 1996 a 2002 foi de cinco dissertações, sendo os autores todos da área de EF.
No Quadro 1, constam algumas especificidades da produção acadêmica da EF no contexto escolar e da FP, no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2002, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo.
Ano/Temática Educação Física/Critério título | Ano/Outra temática | Palavras-chave | Área do autor(a) | Área do orientador (a) | Total da produção acadêmica |
---|---|---|---|---|---|
1996 - Formação do professor de Educação Física (FPEF)/Educação Física (EF). |
Formação de professores. Educação Física. | Educação Física | Educação | 1 | |
1998 - Educação Física escolar (EFE)/Educação Física (EF). |
Educação Física escolar. Educação Física. | Educação Física | Educação | 1 | |
2001 - Formação profissional em Educação Física (FPFEF)/Educação Física escolar (EFE). |
Formação profissional. Educação Física escolar. | Educação Física | Educação | 1 | |
2002 - Formação profissional em Educação Física (FPFEF)/Educação Física (EF). |
2002 - Projeto - Político Pedagógico (PPP)/Escola. |
Formação profissional em Educação Física. Projeto Político Pedagógico. Escola. |
Educação Física Educação Física |
Educação Educação |
2 |
Subtotal: 4 | 1 | ||||
Total: | 5 |
Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.
Considerando-se a produção acadêmica assinalada no Quadro 1, verifica-se que, nos primeiros oito anos do PPGE/UEPG (1994-2002) o número de produções acadêmicas em EF no contexto escolar e da FP foi pequeno (4), sendo desenvolvidas temáticas sobre a FPEF, EFE e a FPFEF. Vale ressaltar que nenhum dos professores orientadores das pesquisas, concluídas no período de 1996 a 2002, é da área de EF.
No período de 2003 a 2009, constata-se uma lacuna na produção acadêmica do PPGE/UEPG no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, ou seja, não foi realizada nenhuma dissertação cuja pesquisa estivesse relacionada a esses eixos temáticos.
Durante esse período, especificamente em 2006 e 2007, ocorreram dois fatos contundentes que contribuíram para alavancar a produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, nos âmbitos da EF, EFE, FPEF, FPFEF, ampliando-se o espaço para a pesquisa em Educação Infantil (EI).
O primeiro episódio ocorreu no final de 2006 com a instituição do Gepefe (UEPG/CNPq) e sua vinculação no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA. O segundo fato deu-se no início de 2007, com o ingresso concomitante de dois docentes da área de EF no PPGE/UEPG na Linha de Pesquisa de EA. Tais fatos foram determinantes para a ampliação da produção acadêmica no PPGE/UEPG, no âmbito da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, na Linha de Pesquisa de EA, pois possibilitaram a aproximação dos professores de Educação Física, da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, com o contexto de estudos e de pesquisas no âmbito da universidade.
No segundo período identificado, de 2010 a 2018, da produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, são consideradas as pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo. Assim sendo, em 2010, foi finalizada uma dissertação com a temática da EFE, iniciando, dessa forma, uma nova etapa de produções acadêmicas no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, que culminou em 2018 com a conclusão de 20 dissertações. A temática das 16 dissertações versa sobre a EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, as quais são de autoria de pesquisadores do Gepefe (UEPG/CNPq). Destas pesquisas, 14 têm como autores professores de EF, e duas dissertações foram elaboradas por professores da área de Pedagogia. Do total de 20 dissertações, quatro versam sobre as seguintes temáticas: ensino e aprendizagem em outros espaços (1); a produção acadêmica em atendimento educacional especializado (1); a construção social do conceito de adolescência (1); a disciplina de Libras na formação do pedagogo (1).
No Quadro 3 (Apêndice A), constam as dissertações concluídas, no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, no período de 2010 a 2018. De acordo com os dados desse quadro, é possível constatar que a maioria das dissertações (16) produzidas no período de 2010 a 2018 versa sobre temáticas relacionadas ao âmbito da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, e que a minoria (4) do total da produção acadêmica (20) aborda sobre temáticas da educação já mencionadas. Vale lembrar que todas as dissertações (20) tiveram a orientação dos docentes da área de EF (2) que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007.
No ano de 2010, foi instituído, no PPGE/UEPG, o Doutorado em Educação, sendo a consolidação da pesquisa e da produção científica, até então, determinante para o início do referido Programa. Em 2014, foram defendidas as duas primeiras teses no PPGE/UEPG, portanto é importante considerar que o Doutorado em Educação é recente e está no seu 10º ano de funcionamento.
No PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, de 2015 a 2018, foram concluídas seis teses, sob a orientação dos professores (2) de EF. Duas destas pesquisas têm como temática a FPEF, tendo três teses como autores pesquisadores do Gepefe (UEPG/CNPq). Da totalidade de seis teses, quatro abordam sobre as seguintes temáticas: formação docente para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos (1); cultura de paz e educação para a paz (1); a inclusão no ensino regular vozes e significados (1); um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola (1).
No Quadro 4 (Apêndice B), constam as referidas teses que foram concluídas no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, no período de 2015 a 2018. Por meio dos dados do Quadro 4 (Apêndice B), verifica-se que a minoria das teses (2), produzidas de 2015 a 2018, versa sobre temáticas relacionadas ao âmbito da FPEF, e que a maioria (4) do total da produção acadêmica (6) aborda sobre outras temáticas da educação.
Diante desses dados, constata-se que a produção acadêmica no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2018, no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em termos quantitativos, foi mais expressiva no Programa de Mestrado. Embora seja necessário considerar que o Programa de Doutorado é recente, as primeiras teses são apresentadas a partir de 2014, assim como o tempo de conclusão dos estudos é diferenciado nos referidos programas.
Considerando-se o total da produção acadêmica no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2018, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo, ele é de 25 dissertações e seis teses, totalizando 31 pesquisas, das quais 26 foram orientadas pelos docentes (2) da área de EF que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007.
No Quadro 5 (Apêndice C) consta a produção acadêmica do PPGE/UEPG, de 1996 a 2018, e algumas das suas especificidades, referentes às temáticas específicas (EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI), outras temáticas e as palavras-chave. Os dados do Quadro 5 (Apêndice C) indicam que, a partir de 2010, houve um aumento expressivo na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA. Certamente, o ingresso dos docentes da área de EF (2) bem como a vinculação do Gepefe (UEPG/CNPq) ao Programa foram determinantes para ampliar o número de pesquisas realizadas.
Considerando-se que a contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) tem sido fundamental para ampliar o espaço da pesquisa no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, é importante destacar os aspectos que têm sido determinantes no aporte que o referido Grupo tem agregado na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA.
A contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção de saberes e de conhecimentos no âmbito da Educação Física escolar e da Formação de professores
O aporte acadêmico do Gepefe tem sido efetivado na produção de saberes e de conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP. Considera-se que os termos “saber” e “conhecimento” apresentam diferentes significados, embora se complementem e sejam fundamentais para a formação docente.
De acordo com Azzi (2000), o saber é uma fase do desenvolvimento do conhecimento, na qual a pessoa organiza unidades preliminares de conhecimento, que atendem às necessidades práticas imediatas, mas não alcança ainda a organização metódica do conhecimento em si. Nesse sentido, a diferença básica entre o saber e o conhecimento, para Azzi (2000), é que o primeiro é construído pelo próprio indivíduo, ao passo que o segundo é elaborado por pesquisadores e teóricos. No Gepefe, diversos saberes são compartilhados entre os professores da Educação Básica, do Ensino Superior e os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais contribuem para a elaboração coletiva dos conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.
Outros estudiosos, como Gauthier et al. (1998), consideram saber e conhecimento como sinônimos. Os autores afirmam que o ensino exige saberes ou conhecimentos. Para Tardif (2004), a noção de saber abrange um sentido amplo que engloba os conhecimentos, as competências e as habilidades, os quais não são inatos, mas, sim, construídos ao longo de uma trajetória, que envolve aquilo que foi muitas vezes chamado de saber, de saber-fazer e de saber-ser. Outros autores, como Garcia (1999), utiliza o termo “conhecimento” para se referir não apenas às áreas do saber pedagógico (conhecimentos teóricos e conceituais), mas também às áreas do saber-fazer (esquemas práticos de ensino), assim como de saber porquê (justificação da prática).
Cabe ressaltar que o trabalho acadêmico efetivado no Gepefe tem sido fundamental na constituição do espaço de saberes e de conhecimentos no âmbito da EF e da FP, pois estudos e pesquisas têm sido realizados e socializados, por meio de publicações e de participações em eventos científicos da área de Educação e Educação Física. O Gepefe tem realizado esse trabalho acadêmico desde sua instituição na UEPG/PR e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como sua vinculação no PPGE/UEPG, a qual se deu no final de 2006. Desde então, as atividades acadêmicas realizadas têm contribuído para ampliar os estudos e as pesquisas no âmbito da EF e da FP. Esse espaço acadêmico tem possibilitado a aproximação entre o contexto escolar e o de FP, pois a direção dos estudos e das pesquisas expressa-se em um duplo sentido: universidade-escola e escola-universidade.
As ações empreendidas e efetivadas no Gepefe concretizaram-se a partir da sua certificação, as quais visam buscar a interlocução e as possíveis intervenções na área da EF, especificamente no contexto escolar e da FP inicial e continuada. A relevância do Gepefe está em oferecer um espaço acadêmico para que professores e graduandos da Licenciatura possam dele usufruir, em busca de ações que contribuam para desenvolver reflexões, discussões e produções acadêmicas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP. Nesse sentido, o Gepefe tem por objetivo principal contribuir para desenvolver reflexões, análises, estudos, discussões e ações que resultem em pesquisas, publicações e intervenções que venham colaborar para redimensionar o desenvolvimento da EF no contexto escolar e da FP inicial e continuada.
O Gepefe agrega professores de Educação Física que atuam na Educação Básica, no Ensino Superior, bem como acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física. A participação dos professores e dos acadêmicos tem contribuído para enriquecer as reflexões e as discussões sobre a EF no contexto escolar e da FP, visto que buscam, por meio de estudos e de pesquisas, o desenvolvimento de projetos e da produção acadêmica, no sentido de agregar conhecimentos e ampliar o diálogo entre os profissionais da área. Nesse espaço, ações acadêmicas têm sido expandidas e efetivadas a fim de resultar em contribuições para a área da Educação e da Educação Física.
Desde os primeiros encontros do Gepefe, foram estabelecidos os objetivos, as metas e as Linhas de Pesquisa que seriam priorizadas, assim foram constituídas as seguintes linhas: Corpo, cultura e Educação Física escolar; Educação Física e Esporte: metodologia e ensino-aprendizagem; Manifestações do Esporte no contexto da escola; Saúde e Educação Física escolar; Transversalidade e Educação Física escolar; Educação Física, Esporte e Educação para a Paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores.
As referidas Linhas de Pesquisa foram selecionadas, principalmente, com a intenção de atender aos diferentes interesses, anseios e objetivos daqueles que viessem a fazer parte do Gepefe, agregando, assim, em um primeiro momento, professores com formação e tempo de atuação profissional diferenciados, e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, que, muitas vezes, têm objetivos particularizados em relação à futura profissão. As diferentes Linhas de Pesquisa também possibilitam que as reflexões e as discussões sejam ampliadas em torno da Educação Física no âmbito escolar e da FP. As Linhas de Pesquisa estabelecidas inicialmente no Gepefe foram mantidas até 2016.
Em 2017, identificou-se a necessidade de algumas adequações nas Linhas de Pesquisa do Gepefe, com o objetivo de desenvolver de forma mais pontual as pesquisas realizadas pelos seus integrantes. Assim, atualmente, as Linhas de Pesquisa são as seguintes: Corpo, corporeidade e Educação Física escolar; Educação Física escolar: conhecimentos e metodologia; O fenômeno esporte e suas manifestações; Educação Infantil, corpo e ludicidade; Transversalidade e Educação Física escolar; Formação de professores de Educação Física.
Destaca-se que o número (6) de Linhas de Pesquisa do Gepefe permaneceu o mesmo. Entretanto, algumas alterações foram realizadas em relação aos objetivos, sendo também efetivados alguns ajustes em suas denominações. Na linha “Corpo, Cultura e Educação Física escolar”, o termo “cultura” foi excluído, sendo incluso o termo “corporeidade”. Em relação aos objetivos dessa linha, pontua-se especificamente a abordagem sobre questões relacionadas ao corpo e à corporeidade, considerando os aspectos culturais dos diferentes grupos, visando um redimensionamento pedagógico da Educação Física na escola.
As linhas “Educação Física e esporte: metodologia e ensino aprendizagem” e “Manifestações do esporte no contexto da escola” tiveram algumas alterações em relação aos objetivos, no sentido de que os elementos da Educação Física escolar e do esporte sejam desenvolvidos de forma mais específica e aprofundada, considerando-se as perspectivas metodológicas para a abordagem dos conhecimentos da cultura corporal no contexto da Educação Física escolar, e as manifestações do esporte como fenômeno multicultural, bem como sua prática, vivência e possibilidades pedagógicas no contexto escolar.
As linhas “Saúde e Educação Física escolar” e “Educação Física, esporte e Educação para a paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores” foram excluídas, passando as possibilidades de estudos e de pesquisas em relação a elas a serem consideradas na linha de “Transversalidade e Educação Física escolar”, que foi mantida e ampliada em relação aos seus objetivos. Duas novas linhas de pesquisa foram criadas no Gepefe, “Educação infantil, corpo e ludicidade” e “Formação de professores de Educação Física”, pois verificou-se a necessidade de atender, respectivamente, a demanda de pesquisas sobre as questões relacionadas ao corpo em movimento e à ludicidade, que permeiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, e discutir e investigar as questões pertinentes à formação de professores inicial e continuada em Educação Física.
No Quadro 2, constam as Linhas de Pesquisa do Gepefe3 desde sua instituição em 2006 até 2016, bem como as adequações realizadas em 2017.
Linhas de Pesquisa do Gepefe (UEPG/CNPq) | |
---|---|
De 2006 a 2016 | A partir de 2017 |
Corpo, Cultura e Educação Física escolar | Corpo, corporeidade e Educação Física escolar |
Educação Física e esporte: metodologia e ensino aprendizagem | Educação Física escolar: conhecimentos e metodologia |
Manifestações do esporte no contexto da escola | O fenômeno esporte e suas manifestações |
Saúde e Educação Física escolar | Educação infantil, corpo e ludicidade |
Transversalidade e Educação Física escolar | Transversalidade e Educação Física escolar |
Educação Física, esporte e Educação para a paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores | Formação de professores de Educação Física |
Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.
As adaptações e as modificações relacionadas às Linhas de Pesquisa do Gepefe foram realizadas em 2017, com o intuito de especificar de forma precisa os eixos norteadores da produção acadêmica efetivada pelos seus integrantes.
O Gepefe, em 12 anos de efetivo trabalho (2006-2018) na esfera acadêmica, tem agregado profissionais e estudantes da área de Educação Física e também da Pedagogia, os quais tem priorizado temáticas de pesquisa nos âmbitos da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI. As pesquisas realizadas pelos professores integrantes do Gepefe abrangem os seguintes eixos norteadores: Corpo e cultura; Educação Física escolar: metodologia e ensino aprendizagem; O fenômeno esporte e suas manifestações no contexto escolar e de formação de professores; Formação de professores de Educação Física, Saúde e Educação Física escolar; Educação Infantil; Educação Física, Formação e Educação para a paz.
O desenvolvimento de estudos e de pesquisas no Gepefe tem contribuído para ampliar as reflexões, as discussões e a produção acadêmica sobre a EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, pois, desde sua instituição, seus membros buscam subsídios para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas significativas na escola, no sentido de identificar lacunas na formação docente e apontar possibilidades para a EF no contexto escolar e da FP.
A contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG
O trabalho realizado no Gepefe, desde o início de suas atividades acadêmicas em 2006, tem como eixo central ações relacionadas à temática “Educação Física e Formação de professores”. O objetivo tem sido oferecer um espaço acadêmico para que professores de Educação Física da Educação Básica, do Ensino Superior e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física possam discutir, refletir, trocar experiências e desenvolver pesquisas, a fim de contribuir para ampliar o conhecimento no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.
Os membros do Gepefe, em 12 anos de efetivo trabalho, têm desenvolvido reflexões, análises, estudos, discussões, pesquisas, publicações e intervenções a fim de redimensionar o desenvolvimento da EF no contexto escolar e da FP. Tais ações têm contribuído no processo de formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física que participam do Grupo, pois lhes oportuniza relacionar a teoria estudada com a prática efetivada, possibilitando-lhes refletir e intervir de forma significativa na escola, tanto por meio do Estágio Curricular Supervisionado, quanto por meio dos projetos dos quais participam (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, Programa Voluntário de Iniciação Científica - PROVIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, entre outros).
A contribuição do Gepefe estende-se também no âmbito da Pedagogia, pois as linhas de pesquisa pertinentes às questões relacionadas à Educação Infantil, como o brincar e o corpo em movimento, tem possibilitado o desenvolvimento de estudos e de pesquisas também por professores formadores dessa área.
Constata-se a contribuição efetiva do Gepefe na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, de 2010 a 2018, pois a maioria dos estudos realizados tem como eixo central norteador temáticas relacionadas ao âmbito da EF no contexto escolar e da FP, sendo 16 dissertações e duas teses, totalizando 18 pesquisas, cujos autores são professores de EF. Considerando-se o mesmo período, a totalidade das pesquisas orientadas pelos professores de EF (2) que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007, verifica-se que ela é de 26 estudos.
Na Tabela 1, constam os dados da produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, de 2010 a 2018, com algumas especificidades.
Períodos/ Orientadores | Total de dissertações | Dissertações: EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI |
Total de teses | Teses: EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI | Autores pesquisadores GEPEFE (UEPG/CNPq) |
Autores professores de Educação Física |
---|---|---|---|---|---|---|
2010-2018 (Orientadores da Área de Educação Física) | 20 | 16 | 16 | 14 | ||
2014-2018 (Orientadores da Área de Educação Física) | 6 | 2 | 2 | 2 | ||
Subtotais 2010-2018 | 20 | 16 | 6 | 2 | 18 | 16 |
Total produção acadêmica PPGE/UEPG de 2010 a 2018 | 20 | 6 | 26 |
Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.
De acordo com os dados da Tabela 1, verifica-se que a produção acadêmica nos últimos 8 anos do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, em EF no contexto escolar e da FP foi expressiva, totalizando 26 pesquisas. Desse modo, o âmbito acadêmico constituído por meio das atividades empreendidas no Gepefe tem contribuído efetivamente para fomentar a produção de saberes e de conhecimentos da EF e da FP, contribuindo para ampliar significativamente a produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG.
Considerações finais
Neste artigo, o objetivo foi apresentar a produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG, no âmbito da EF e da FP. Consideraram-se as dissertações e as teses produzidas no período de 1996 a 2018. Constatou-se que, desde o início do PPGE/UEPG, a produção acadêmica no âmbito da EF e da FP se fez presente, embora tenha sido modesta (5) nos primeiros 9 anos do Programa.
A partir de 2010, a produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, foi ampliada significativamente (26), tanto sobre temáticas relacionadas à EF no contexto escolar e da FP (18), quanto sobre outros temas relacionados à Educação (8). É fato que o ingresso de dois professores da área de EF no PPGE/UEPG bem como a vinculação do Gepefe contribuíram para tal ascensão acadêmica.
O espaço acadêmico do Gepefe tem possibilitado aos professores de EF da Educação Básica e do Ensino Superior bem como aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em EF a aproximação com pesquisas voltadas a temáticas relacionadas ao contexto escolar e de FP, ampliando, assim, o olhar investigativo dos seus membros sobre as questões educacionais.
Os estudos e as pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Gepefe têm sido divulgados em eventos acadêmicos e científicos, por meio da apresentação e da publicação dos trabalhos efetivados. Os membros do Gepefe têm investido na publicação de artigos em periódicos, e em três coletâneas (2014, 2017, 2019) do grupo. A última coletânea (2019) reúne a produção acadêmica da Educação Física escolar e Formação de professores, efetivada em 25 anos do PPGE/UEPG.
O Gepefe tem estado também à frente de iniciativas que visam propiciar um espaço acadêmico para divulgar o que tem sido realizado no grupo, possibilitando a atualização e fomentando as discussões sobre temáticas relacionadas à EF no âmbito escolar, profissional e de FP. Assim sendo, o Gepefe realizou dois Seminários (2017, 2018), os quais tiveram grande repercussão entre a comunidade acadêmica da EF. Em 2017, foi realizado o “I Seminário de Educação Física Escolar: perspectivas no âmbito da pesquisa e da prática pedagógica”, que tiveram por objetivos: divulgar as pesquisas no contexto da Educação Física Escolar e de formação de professores; apresentar práticas pedagógicas inovadoras realizadas no contexto escolar; fomentar as reflexões e as discussões nos âmbitos da Educação Física Escolar e de formação de professores. Em 2018, foi realizado o “2º Seminário do Gepefe: BNCC consequências e perspectivas para a Educação Física Escolar”, com os objetivos de: fomentar reflexões e discussões sobre os pressupostos da BNCC (BRASIL, 2017) para a Educação Física Escolar; divulgar algumas pesquisas realizadas pelos membros do Gepefe (UEPG/CNPq) no âmbito da Educação Física Escolar e de Formação de professores.
Constata-se que, por meio dos trabalhos e dos encaminhamentos desenvolvidos no Gepefe, professores e acadêmicos têm usufruído do espaço no contexto da universidade para ampliar e divulgar conhecimentos, compartilhar experiências pedagógicas, perspectivar encaminhamentos e um redimensionamento pedagógico para a Educação Física no contexto escolar e de FP, bem como elaborar e divulgar pesquisas em eventos científicos e periódicos na área da Educação e da Educação Física.