Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
ALARCON-LEIVA, Jorge; GOTELLI-ALVIAL, Catalina y DIAZ-YANEZ, Myriam. Inclusão de alunos imigrantes: um desafio para a gestão diretiva escolar. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015092. Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15092.049.
No contexto do aumento progressivo de imigrantes no Chile, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar os principais desafios que podem se apresentar na gestão escolar, para integrar os estudantes imigrantes estrangeiros nas escolas da Comuna de Talca, Região do Maule, Chile. O estudo é qualitativo e analítico, com estudo de casos de investigação, utilizando técnicas de análises de conteúdo. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com equipes diretivas de três escolas, pertencentes às dependências administrativas que caracterizam a provisão mista do sistema escolar chileno. Os resultados do estudo produziram evidências organizadas nas dimensões política, prática e procedimentos utilizados na gestão escolar das escolas, na relação com processos de escolarização e inclusão educativa de alunos imigrantes estrangeiros.
Palabras clave : Diretivos Escolares; Gestão educativa; Migrantes estrangeiros; Escolarizacão; Inclusão.