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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
COELHO, Marciele Nazaré; GUEDES, Helenice Aparecida Magalhães de Sousa y DYONISIO, Regina de Oliveira. Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19322. Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19322.077.
O presente artigo busca, a partir de pesquisa bibliográfica, aproximar os conceitos de unidade na diversidade, igualdade de diferenças e interseccionalidade por meio da análise crítica comunicativa que aponta caminhos para a transformação, com o objetivo de maior qualidade educativa para todas as pessoas. Pretendeu-se, no âmbito das relações étnico-raciais no Brasil, apresentar as diferenças educacionais que vão se transformando em desigualdades ao longo dos anos e, a partir de tais dados, apontar possibilidades de mudança por meio de uma educação antirracista. Concluiu-se que as categorias de classe, raça e gênero, ao serem analisadas interseccionalmente, por um lado, abrem caminhos para uma ação educativa partindo das diferenças e da sua interrelação, e, por outro, trazem a possibilidade de mudança do contexto educativo na medida em que as identidades, as culturas e os modos de ser e de estar são compreendidos na sua unidade, com a intenção de vivê-los na igualdade.
Palabras clave : Unidade na diversidade; Interseccionalidade; Igualdade de diferenças..