Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
DAMASCENO, Ilaina; RIBEIRO, Liana dos Santos; VIANA, Natalia Conceição y SANTOS, Sônia Beatriz dos. Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19424. Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19424.078.
No contexto da emergente necessidade de produção de conhecimentos e de organização de referências de pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ressalta-se, neste artigo, a relevância da experiência formativa de graduandas negras, em ensino, pesquisa e extensão, como caminho que pode contribuir para a experimentação de pedagogias negras dentro e fora da universidade. Essas experiências de formação universitária engajada, com foco na educação das relações étnico-raciais, realizam uma transformação no modo de produzir conhecimento e criar metodologias de mediação de aprendizagem fundamentais para qualquer transformação curricular e didática. São mudanças que começam nos temas de pesquisa e se expandem para a construção do conhecimento e práticas de educação e ensino, impactando as estudantes de Graduação em seu processo de formação na Licenciatura e nas atividades escolares.
Palabras clave : Pedagogias negras; Experiências formativas; Educação das relações étnico-raciais..