Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
VOSS, Dulce Mari da Silva y KRAKHECKE, Eliada Mayara Alves. A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21384. Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21384.036.
Este artigo apresenta os resultados de uma metapesquisa de análise das perspectivas teórico-epistemológicas presentes em estudos latino-americanos que abordam o tema da sexualidade nas políticas educacionais contemporâneas. As teorizações de Foucault e Butler subsidiam as análises desenvolvidas ao longo deste trabalho. Nele, percebe-se que as perspectivas pós-estruturalista, materialista dialética e pluralista são as mais empregadas na discussão das políticas neoconservadoras concernentes aos discursos produzidos pelo movimento Escola sem Partido e a enunciação denominada ideologia de gênero que visam respaldar valores morais de famílias cristãs e retirar dos currículos das escolas a educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades. Conclui-se que os estudos latino-americanos visam contrapor-se às políticas educacionais neoconservadoras, pois mobilizam uma forte crítica aos padrões morais e às interdições políticas e pedagógicas que atingem os interesses e os direitos de grupos sexuais dissidentes na educação.
Palabras clave : Políticas educacionais; Neoconservadorismo; Sexualidade.