Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
MODERNEL, Renata Canevari y FERNANDEZ, Beatriz Feijoo. Análise sobre a presença da ética nas guias docentes dos graus em Design. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21009. Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21009.025.
Este artigo apresenta os principais resultados de uma análise sobre o ensino da ética nos documentos curriculares formais dos graus em Design nas universidades espanholas. Com a técnica de observação documental, se realizou uma análise de conteúdo desses documentos nas trinta e três universidades que oferecem quarenta e sete títulos oficiais de grau, com o objetivo de confirmar a presença da disciplina na formação do futuro designer. Os resultados do estudo demonstraram a existência de um ensino formal (curriculum) de ética nesses títulos, em oposição à premissa inicial de ausência ou informalidade da prática, percebida por designers, professores e autores do campo, identificada numa revisão previa de literatura.
Palabras clave : Graus em Design; Ética; Currículo; Universidades espanholas.