SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ética en investigación en las Ciencias Humanas y Sociales: divergencias y convergencias en el tratamiento de datosÉtica e investigación en educación: la (in)visibilidad ético-epistemológica de los niños en el consentimiento informado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GARCIA, Mariana da Silva  y  SOUSA, Robson Simplicio de. A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21367.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21367.034.

Apresenta-se, neste artigo, um estudo acerca da formação filosófico de professores de Química no Estado do Paraná. A pesquisa baseia-se na Filosofia da Educação em Ciências, que articula Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência. Analisam-se os componentes curriculares dos cursos com habilitação em Química das Universidades e dos Institutos Federais e das Universidades Estaduais. Instigados pela pergunta: Que educação filosófica se mostra na formação de professores de Química no Estado do Paraná?, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica nas ementas dos cursos de Licenciatura. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisá-las. Surgiu como uma das categorias finais a emergência da ética na formação filosófica de professores de Química. Identificou-se que a ética se mostra vinculada à Filosofia e à Filosofia da Ciência, envolvendo problemas éticos e a Ética profissional na Química. Na Filosofia da Educação, a ética se mostra nas relações sociais, de cidadania e nas relações educacionais e profissionais.

Palabras clave : Educação Química; Ética; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )