SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Revisitando conceptos y datos sobre violencia sexual contra niños y adolescentes: Amazonas en debateUn retrato de las matrículas de la educación especial y de la educación de estudiantes sordos, sordociegos y con discapacidad auditiva: de la Educación Primaria a la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HEINEN, Eduarda Heydt; OLIVEIRA, Lucas Machado de; BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremer  y  PIZANI, Juliana. Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22847.  Epub 31-Mayo-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22847.019.

O objetivo deste estudo foi mapear as representações de ginástica de professores de Educação Física escolar ao longo da vida, a partir das narrativas sobre suas experiências com esse saber. Foram realizadas entrevistas com professores de Educação Física atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostram que os participantes do estudo tiveram poucas experiências com modalidades ginásticas na infância. Ao percorrem a trajetória acadêmica, encontraram limitações para conhecer de forma ampliada o universo gímnico. Consequentemente, percebe-se que as práticas profissionais refletem lacunas no trato com o conteúdo ginástico. Conclui-se que a ginástica esteve representada de várias formas e em diferentes contextos para os professores, porém a falta de experiências significativas tem impactado a prática profissional e contribuído para um ciclo de desconhecimento da ginástica.

Palabras clave : Ginástica; Saberes profissionais; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )