SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Un retrato de las matrículas de la educación especial y de la educación de estudiantes sordos, sordociegos y con discapacidad auditiva: de la Educación Primaria a la Educación SuperiorGestión educativa intercultural bilingüe en instituciones rurales peruanas en tiempos de Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

STRIEDER, Roque; GIRARDI, Aracéli  y  BENVENUTTI, Dilva Bertoldi. Profanação e autopoiese: dinâmicas formativas como vivências éticas em âmbito educativo. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22679.  Epub 31-Mayo-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22679.023.

Existe um desafio sempre renovado de repensar a educação e suas possibilidades formativas. Dentre as inúmeras variáveis que envolvem esses debates, reside o das possibilidades éticas em uma contemporaneidade que tem no individualismo e no produtivismo os suportes fundamentais para a captura da subjetividade do ser humano. Diante dos dispositivos biopolíticos que submetem os seres humanos às angústias da insegurança na absolutização do eu, desejamos desenvolver, neste texto, reflexões trazendo pressupostos epistemológicos amparados prioritariamente em Giorgio Agamben, Humberto Maturana, Francisco Varela e Ximena Dávila Yáñez, que, apesar de serem diversos em suas abordagens, profanam o tradicionalismo advindo da lógica da objetividade, da massificação, das verdades absolutas, da obediência cega, entre outros. Nosso objetivo visa compreender, como desafios educativos, os convites para diferentes usos do potencial formativo a serem reconstruídos em rodovias da corresponsabilidade ética, da justiça e da liberdade. Trata-se de estudo bibliográfico de ordem qualitativa. Somos seres humanos e, como tais, não predeterminados, o que abre as portas para escolhas para responsabilidades e liberdade, tornando possível dinâmicas formativas para uma existência ética.

Palabras clave : Educação; Autopoiese; Dinâmicas formativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )