SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Profanación y autopoiesis: dinámicas formativas como vivencias éticas en el ámbito educativoProcesos educativos emancipatorios: profundizando el diálogo impostergable con los movimientos contrahegemónico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TORRES-ACURIO, Julissa  y  TURPO-CHAPARRO, Josue Edison. Gestão educacional intercultural bilíngue em instituições rurais peruanas em tempos de Covid-19. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22824.  Epub 31-Mayo-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22824.024.

O objetivo foi analisar a gestão de 156 gestores de instituições rurais peruanas de educação intercultural bilíngue durante três anos (A01,02.03) em confinamento devido à Covid-19, abrangendo políticas linguísticas pluralistas e democráticas (D1), desenvolvimento das potencialidades dos alunos (D2) e espaços virtuais multilíngues e multiculturais (D3). Foram avaliadas análises fatoriais exploratórias, confirmatórias e ANOVA. Os resultados demonstram: validade do instrumento, consistência de suas correlações e análise de variância. Em D1 para A01 59,4±10,5%, para A02 65,4±10,9% e para A03 70,2±11,6% evidenciando uma implementação inadequada de políticas linguísticas pluralistas e democráticas. Em D2 para A01 75,1±4,6%, para A02 58,5±6,5% e para A03 75,0±7,9%, demonstrando que os modelos educacionais multilíngues não integram nem permitem o desenvolvimento do potencial dos alunos. No D3, para A01 75,1±4,6%, para A02 73,5±2,5% e para A03 74,2±8,5%, apontando que os espaços virtuais limitam o desenvolvimento e a integração dos alunos bilíngues.

Palabras clave : Gestão; Educação Intercultural Bilíngue; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )