SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Gestión educativa intercultural bilingüe en instituciones rurales peruanas en tiempos de Covid-19Expansión de la Educación a Distancia: la Universidad Pitágoras Unopar bajo la lógica de la financiarización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERNANDES, Maria Lidia Bueno; PATINO, Kathia Núñez  y  GOZALEZ, Martín Plascencia. Processos educativos emancipatórios, aprofundando o diálogo inadiável com os movimentos contra hegemônicos. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23083.  Epub 31-Mayo-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23083.025.

Este artigo aborda a perspectiva teórica da educação intercultural e apresenta experiências educacionais que buscam escapar do processo de padronização e homogeneização em que a educação formal tradicional está frequentemente envolvida. Ancorado em diálogos com Projetos Populares apresenta experiências que, com os movimentos sociais, articulam respostas à crise social e educacional contemporâneas. Em termos teóricos, discute a perspectiva da escola em contexto, ou seja, a escola contextualizada territorial e culturalmente. As pesquisas são de base qualitativa e ancoram-se nas metodologias que têm o dialogismo como princípio. Conclui que as práticas de organização política geradas pelos movimentos sociais são tochas para a construção de projetos e práticas educacionais contra-hegemônicas.

Palabras clave : Contra-hegemonia; Emancipação; Movimentos sociais; Direito à educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )