SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Pibid como política pública de iniciación a la docencia: una mirada a los procesos formativos en la escritura narrativaConclusión y abandono de estudiantes universitarios en cursos MOOC. Análisis desde la perspectiva de beneficios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GARCIA-LAZARO, Desiré; ARNAL-BAILERA, Alberto  y  BELTRAN-PELLICER, Pablo. O que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental?. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22837.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22837.037.

Dada a relevância didática do uso de recursos tecnológicos, como a calculadora no aprendizado da matemática, é fundamental que os futuros professores tenham os conhecimentos e competências necessárias para aproveitar seu potencial. Este estudo explora o conhecimento matemático e tecnológico de futuros professores de Educação Primária, bem como suas crenças sobre o uso da calculadora como ferramenta educativa. Utiliza-se uma metodologia mista com um questionário desenhado ad hoc (n=65) que permite conhecer quais são suas crenças e autoconceito em torno do uso didático da calculadora. Além disso, incluem-se tarefas que exigem mobilizar o conhecimento tecnológico-matemático. Os resultados apontam a necessidade de um treinamento mais efetivo no uso da calculadora, integrando a formação didático-matemática à tecnológica.

Palabras clave : Calculadora; Matemática; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )