SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Saberes docentes de los profesores de Atención Educativa Especializada en la Universidad del Estado de Santa CatarinaLos referentes para la evaluación docente en Educación Básica: el caso de México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LOPES, João Pedro Goes  y  VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Territórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22573.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22573.044.

Neste artigo, tem-se por objetivo conceituar aquilo que se chama de dimensão geomorfológica da Educação Física e propõe-se como objeto de estudo práticas corporais territoriais. Para tal, aliado principalmente a Gilles Deleuze e Félix Guattari, perpassa-se por alguns conceitos como território, ritmo, ritornelo para instaurar novos olhares à noção pós-crítica de cultura e cultura corporal - que, como se descreve, está muito mais associada a uma perspectiva genealógica atualmente. Nesse sentido, lança-se mão do conceito de espirais como uma força centrípeta que contém as linhas do desejo e territorializa as práticas corporais de determinadas maneiras. Por fim, convida-se o/a docente a assumir uma postura de viajante por entre essas distorções, sempre atento/a a um objetivo específico: desfazer os agenciamentos (micro)fascistas.

Palabras clave : Educação Física escolar; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Território.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )