SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Percepciones de la integridad en la docencia universitaria: perspectiva del alumnadoSubvenciones de préstamos del BNDES para la educación pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ADILLON, Maria Vallespir; BELLON, Eva María Espiñeira; CANTERO, Jesús Miguel Muñoz  y  FORGAS, Rubén Comas. Integridade acadêmica na formação inicial de professores: uma revisão da literatura. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23273.  Epub 31-Mayo-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23273.026.

Esta pesquisa realiza uma revisão detalhada sobre integridade acadêmica na formação de professores, analisando a prevalência, razões e soluções para desonestidade acadêmica. A partir de um total inicial de 693 artigos indexados no Web of Science e Scopus, 23 foram selecionados com base em critérios rigorosos, revelando problemas como plágio e trapaças entre futuros professores. O estudo aponta a pressão acadêmica, a falta de habilidades e a confusão sobre os princípios de integridade como fatores chave que impulsionam comportamentos desonestos. Enfatiza a importância de estratégias abrangentes para combater isso, incluindo educação ética, desenvolvimento de tecnologias de detecção e cultivo de uma cultura que priorize a honestidade. Com o surgimento da IA, adaptar medidas de integridade torna-se crucial. Pesquisas futuras devem focar em metodologias inovadoras, a eficácia de programas de ética e o impacto da tecnologia na manutenção de padrões acadêmicos, destacando a responsabilidade da comunidade educacional em promover um ambiente honesto, essencial para a credibilidade dos futuros educadores.

Palabras clave : Integridade; Revisão sistemática; Formação de professores; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )