Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SILVA, João Alberto da; MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, Grasilele Ruiz y BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.127-150. ISSN 1981-0431.
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa relacionada a procedimentos escolares e concepções de docentes sobre experimentação, atividade instrumental ou aula prática. Para tanto, realizamos entrevistas com professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do município de Rio Grande/RS, juntamente com observações de suas aulas, a fim de analisarmos a forma pela qual a experimentação é utilizada no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Por meio dos dados coletados, percebemos que os tipos de materiais utilizados, o cotidiano dos alunos e a possibilidade de uma construção de aprendizagem são pontos importantes para o professor, ao tratar de atividades práticas em sua aula.
Palabras clave : Experimentação; Ensino de Ciências; Construtivismo.