Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; GOIAS, Universidade Federal de y MACHADO, Maria Margarida. Vivenciando o referencial freireano na universidade. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.485-503. ISSN 1981-0431.
O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Referencial Freireano; Universidade.