Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
MARCON, Telmo y PIAIA, Consuelo Cristine. Educação em sociedades complexas: desafios para ressignificar sociopedagógica e politicamente a escola. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.687-709. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014687.
O presente artigo, de natureza bibliográfica, propõe-se a refletir sobre a educação no contexto das sociedades complexas, tendo, como delimitação, a ressignificação da escola. O texto inicia problematizando as sociedades complexas, para, em seguida, questionar os limites do modelo de ciência que se tornou hegemônico e analisar duas tradições pedagógicas que influenciaram profundamente a educação formal: a tradicional e a moderna. Por fim, serão feitas referências à escola itinerante do MST, enquanto experiência de educação, que possibilita superar a dicotomia escola e sociedade, bem como traz elementos para a ressignificação da escola frente aos desafios postos pelas sociedades complexas.
Palabras clave : Educação; Escola; Sociedades Complexas; Pedagogia Tradicional; Pedagogia Moderna.