SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Educación Profesional en el PNE 2014-2024: contexto de aprobación y monitoreo de la meta 11 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Caetana Juracy Rezende  y  CARVALHO, Olgamir Francisco de. Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.598-618. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.598.

A inédita expansão na educação profissional e tecnológica ocorrida nas últimas décadas não foi acompanhada de ações suficientes voltadas à formação docente. Milhares de profissionais têm exercido o magistério nesse campo sem qualquer debate anterior sobre suas características e implicações para a prática docente. Há consenso quanto à falta de formação docente específica, particularmente para aqueles que atuam nas chamadas disciplinas técnicas ou profissionais. O presente artigo se detém sobre dois desafios fundamentais: a discussão sobre a epistemologia e a pedagogia subjacente às chamadas disciplinas técnicas ou profissionais e o necessário enfrentamento das mudanças do mundo do trabalho.

Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica; Epistemologia das disciplinas técnicas e Profissionais; Desafios da formação Docente..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )