Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati y SILVA, Ivone Maria Mendes. A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24016. Epub 22-Nov-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016.
A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (Illeris, 2013; Lave, 2013) que a oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com os quais trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re) construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
Palabras clave : Formação de professores; Aprendizagem da docência; Processos e contextos formativos.