SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Políticas curriculares en Portugal: conceptos y prácticasAvaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BOLIVAR, Antonio. Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la Escuela. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23779.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23779.

As políticas de autonomia curricular são atualmente uma tendência internacional nas políticas educacionais, com novos modos de regulação e responsabilização das escolas como um caminho promissor para todos os alunos alcançarem o sucesso educacional. Este artigo descreve seu significado e razões para essas políticas, contextos (construir capacidade interna, desenvolvimento organizacional), condições, bem como seus efeitos na melhoria. A autonomia curricular abre a possibilidade de expandir o profissionalismo docente e a personalização da aprendizagem. A contextualização e a flexibilidade curricular, no âmbito de uma autonomia curricular, possibilitam o sucesso educativo para todos, juntamente com uma personalização da aprendizagem. Entre outros, analisa-se o papel que a liderança pedagógica deve desempenhar, bem como fazer da escola um projeto conjunto de ação, por meio de uma comunidade de aprendizagem profissional.

Palabras clave : Autonomia; Melhoria da escola; Currículo; Liderança Pedagógica; Comunidade profissional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )