Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SANTOS, Camila Maria dos y FERRAROTTO, Luana. Avaliação informal e expectativa docente: compreendendo e relacionando conceitos. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36736. Epub 06-Ago-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202136736.
Diversos estudos analisam as relações em sala de aula. Alguns tomam como categoria de análise a avaliação, enquanto outros focalizam as expectativas docentes. Para contribuir com o debate, apresentamos uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é elucidar os conceitos de avaliação informal e expectativa docente. Entende-se que há aproximações entre eles, entretanto, as abordagens relacionadas à avaliação informal alargam as reflexões ao contemplarem os processos históricos e sociais que repercutem nas concepções dos/as docentes. Defende-se a abordagem da temática nos cursos de formação docente, considerando as construções sociais e históricas, situadas em uma sociedade capitalista.
Palabras clave : Avaliação informal; Expectativa docente; Sala de aula.