Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
OLIVEIRA, Cristina Aparecida de y SESSA, Patricia da Silva. Alfabetização científica nos anos iniciais: urgência em investir na formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41065. Epub 06-Abr-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202241065.
O foco deste artigo está na alfabetização científica (AC), formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas políticas curriculares. Adotamos a abordagem qualitativa. Entrevistamos seis professores através de aplicativo de mensagens e analisamos sequências didáticas de Ciências. Utilizamos a Análise de Conteúdo, tendo como base os eixos e indicadores de AC (Sasseron, 2008), competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997). Como resultados, evidenciamos a necessidade de investimento na formação docente para potencializar os processos de alfabetização científica.
Palabras clave : Infância; Alfabetização científica; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental.