Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
FORTUNATO, Ivan; PORTO, Maria do Rosário Silveira y BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43217. Epub 22-Ago-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202243217.
Este ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.
Palabras clave : Freinet; Educação; Covid-19; Ensino remoto.