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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SENA, Hélio Cleidilson de Oliveira y KLAUS, Viviane. Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão. Linhas Críticas [online]. 2023, vol.29, e45897. Epub 25-Ene-2023. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc29202345897.
O presente artigo analisou os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino do Maranhão a firmarem parcerias com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, possibilitando que eles assumam a gestão administrativa de algumas de suas escolas. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. No contexto investigado, a militarização se deu a partir da interface entre educação, vulnerabilidade social e performatividade, sem uma discussão e problematização das desigualdades sociais e do caráter público da escola, que é profundamente alterado.
Palabras clave : Escolas militarizadas; Escolas tradicionais; Vulnerabilidade social; Performatividade.