Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Jornal de Políticas Educacionais
versión On-line ISSN 1981-1969
Resumen
VENTORIM, Silvana; ASTORI, Fernanda Bindaco da Silva y BITENCOURT, Juverci Fonseca. O desmonte das políticas de formação de professores confrontado pelas entidades acadêmico-científicas. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71854. Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854.
Analisa documentos publicados nos sítios eletrônicos de entidades acadêmico-científicas brasileiras sobre as políticas de formação de professores, entre 2015 e 2019. Na análise documental de 19 textos, identificados na forma de notas, cartas, boletins, manifestos, documentos finais de evento, documentos base de audiências e moções públicas que abordam a formação de professores, assume a produção textual como espaço de fabricação, que nos seus usos e apropriações, constitui o debate sobre as políticas de formação de professores. Os resultados apontam que os elementos constituidores do debate sobre as políticas de formação de professores tencionam o recente cenário político educacional que tem como efeitos o esvaziamento do projeto de formação inicial dos professores da educação básica, a desqualificação da profissão e dos processos de formação continuada de professores e a vinculação da formação de professores às avaliações externas e em larga escala. As entidades manifestam-se pelos processos democráticos de produção de políticas educacionais e incentivam a comunidade acadêmica e educacional a manter a governança sobre o seu campo de atuação.
Palabras clave : Políticas educacionais; Formação de professores; Entidades acadêmico-científicas.