SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Instituciones multilaterales e instrumentos de regulación transnacional de las políticas educativas: la regulación por resultados en América LatinaLa educación pública bajo amenaza: los peligros de la carrera mercantilista en la educación superior a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

COSTA PEREIRA, Cátia Maria Machado da  y  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Reflexões sobre a Avaliação em Larga Escala do 2º Ano do Ensino Fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89739.  Epub 11-Oct-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89739.

Neste artigo, analisa-se a opinião dos professores acerca da avaliação aplicada para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e em relação a essa avaliação influenciar, de alguma forma, a prática pedagógica no período que antecedeu a sua aplicação em 2019. A investigação adotou o questionário online com perguntas abertas e entrevistas por videoconferência. As respostas apontaram indícios de ter havido influência dessa avaliação na prática pedagógica em 2019, todavia compreendida no sentido de familiarizar os estudantes com os termos do teste cognitivo. Conclui-se que ainda é cedo para se fazer afirmações consistentes sobre a qualidade e a intensidade da influência dessa avaliação na prática pedagógica.

Palabras clave : Avaliação em larga escala; Prática pedagógica; Accountability; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )