SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Educação na América Latina: Identidade e globalizaçãoPolíticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

VERHINE, Robert E.. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.02, pp.166-172. ISSN 1981-2582.

Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como frequentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas.

Palabras clave : Pós-Graduação Americana; Pós-Graduação Brasileira; Educação Comparada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )