SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02A educação para e pelo lazer no âmbito municipalA reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? por que ensinar? como se ensina e como se aprende?. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.176-184. ISSN 1981-2582.

O presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”.

Palabras clave : Professor de Matemática Pesquisador; Construtivismo Social; Falibilismo; Empowerment; Conversação; Educação Matemática Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )