SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Formação com educadores/as e os desafios da práxis da educação popular na universidadeLa influencia de la formación del profesor en el diseño de un curso en línea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PICARD, Emmanuelle. A história do ensino superior francês: por uma abordagem global. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.02, pp.145-155. ISSN 1981-2582.

A história do Ensino Superior francês contemporâneo foi objeto, desde os anos 1970, de importantes trabalhos franceses e estrangeiros, mas está ainda longe de suscitar tanto interesse quanto outros segmentos do ensino. Este artigo apresenta um panorama crítico da pesquisa nesta área e propõe uma periodização dos contextos de produção e das temáticas dominantes, ao mesmo tempo em que reflete acerca das causas deste pequeno interesse. A apresentação dos estudos em curso permite sugerir as orientações para os próximos anos e conduz ao desenvolvimento de uma abordagem global da questão.

Palabras clave : Historiografia; Ensino Superior; França; Séculos XIX e XX.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )