SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Leitura em livros didáticos: a argumentação em questãoConstrução de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVA, Gilberto Ferreira da; MANTOVANI, Ana Margô  y  MARINI, Everaldo. Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.01, pp.99-105. ISSN 1981-2582.

Este trabalho situa-se no campo das reflexões atuais sobre as contribuições que as Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial as tecnologias da Web 2.0, agregam ao processo formador de educadores. Tomamos como campo empírico a experiência de docência em uma disciplina da estrutura curricular de um programa de pós-graduação em Educação. Caracterizada como uma atividade mediada por um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, buscou-se proporcionar espaços de interação virtual, trabalho e produção de textos/hipertextos cooperativos com o suporte da tecnologia wiki. Os dados analisados são oriundos dos registros interativos encontrados neste ambiente. Observa-se que, entre o discurso produzido no cotidiano sobre as facilidades e agilidade na comunicação, quando proporcionados por ambientes propícios para isso, os efeitos gerados não são exatamente aqueles que corroboram os discursos circulantes. O enfrentamento de problemas simples, como a apropriação do ambiente virtual e as inter-relações com a escrita do outro, constituem-se como atravessamentos que devem ser trabalhados a priori em um trabalho apoiado por tal tecnologia.

Palabras clave : Formação de Professores; Aprendizagem Colaborativa; Tecnologia Wiki.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )