Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
DALBOSCO, Claudio A.. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.268-276. ISSN 1981-2582.
O artigo trata da relação entre educação e formas de conhecimento. Busca esclarecer em que sentido certa noção epistemológica de educação pode influenciar decisivamente na relação entre educador e educando, mais precisamente na maneira como o educador concebe o modo como o educando aprende. Analisa, como caso ilustrativo, o modelo inatista antigo, que tem sua referência maior no Menão de Platão e, modernamente, o modelo da educação natural, desenvolvido por Jean-Jacques Rousseau no Émile. Defende a tese de que a educação natural, ao basear-se na experiência e nos sentidos da criança e na educação pelas coisas, representa uma objeção consistente ao modelo inatista clássico.
Palabras clave : Educação; Conhecimento; Inatismo; Educação Natural; Criança; Aprendizagem.