Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
BATISTA, Douglas Emiliano. A escola da igualdade política e a das diferenças psi: quando a educação pública dá lugar à "especial". Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.212-221. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20047.
Recorrendo ao universo teórico da psicanálise e do pensamento arendtiano, reflete-se aqui sobre um contrassenso que envolve a política de inclusão escolar. Já que o século XX assistiu, em função da psicologização do discurso educacional, a um esvaziamento do sentido público da educação, a escola regular ou comum deu vez, hegemonicamente, a uma escola "especial" ou "adequada" à dita capacidade psi de aprendizagem do aluno. Ou seja, o sistema regular de ensino almeja, desde então, operar "sob medida", atendendo inclusive o aluno oriundo de escolas especiais de modo "especial" (e não público). Pretende-se, neste artigo, abordar alguns dos efeitos desse ensino para tais alunos.
Palabras clave : Educação Pública; Inclusão; Psicanálise e Educação.