SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Más allá de la torre de marfil: informes de opciones de políticas y planificación de negociaciones internacionales en la enseñanza de Análisis de Política ExteriorBiología, conocimiento y conciencia: posibles conexiones en la construcción del aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DONAT, Julia; MOURA, Tayse Conter De; KRISTENSEN, Christian Haag  y  CARVALHO, Janaína de Castro Nuñez. Professores e maus-tratos - uma revisão teórica sobre reconhecimento, denúncia e capacitação. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.66-73. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20367.

O presente trabalho resgata teoricamente o fenômeno nos maus-tratos na infância, contemplando principalmente a dificuldade ainda presente dos professores no reconhecimento de sintomas específicos e no encaminhamento adequado desses casos. Buscou-se compreender os principais conceitos de maus-tratos e de suas subdivisões (abuso sexual, abuso emocional, abuso físico e negligência), bem como as dificuldades que profissionais da educação encontram no manejo desses casos no dia a dia. Além disso, procurou-se verificar, a partir de uma revisão assistemática da literatura, programas de capacitação preventiva visando ao desenvolvimento profissional de professores e, por fim, enfatizar importantes aspectos que devem ser considerados nesse tipo de capacitação.

Palabras clave : Abuso da Criança; Crianças em Idade Escolar; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )