SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3La Pedagogía del Oprimido como referencia para la EPJA y para la Educación PopularPedagogía del Oprimido – un grito manso y de esperanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.417-425.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610.

O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire tem sido a principal referência na disseminação da educação freireana em diferentes países no mundo. O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre a Pedagogia do Oprimido e a sua importância na construção do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como apresentar o legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos em diferentes contextos de sua andarilhagem pelo mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, envolvendo obras de Paulo Freire e de autores que estudam e pesquisam sobre Paulo Freire, entre outros. Em relação aos resultados destaca-se que o legado de Paulo Freire cresce em todo o mundo e, em especial, no número de Cátedras, Institutos e Grupos de Pesquisas, que se voltam para estudos sobre a teoria e as práticas da educação freireana, além da realização da formação de educadores/as, publicações e eventos acadêmicos e culturais.

Palabras clave : Pedagogia do Oprimido; Legado de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )