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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; FERNANDES, Jarina Rodrigues  y  GODINHO, Ana Claudia Ferreira. A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à Educação Popular. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.465-474.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33770.

O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.

Palabras clave : Educação na prisão; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Práticas educativas na prisão.

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