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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TEO, Carla Rosane Paz Arruda; BORSOI, Aline Tecchio  y  FERRETTI, Fátima. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.486-495.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602.

O objetivo deste artigo é socializar uma situação de ensino-aprendizagem problematizadora na formação superior em saúde. A situação socializada foi desenvolvida com uma turma de 36 estudantes de um Curso de Nutrição em Santa Catarina, de organização pedagógica tradicional. Foi adotada a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Os estudantes, em disciplina de 40 horas/aula, dividiram-se em grupos, escolhendo uma parcela da realidade para realização das atividades, mediadas por tutoria semanal da professora. Pondera-se que os estudantes desenvolveram a capacidade de leitura de mundo, mobilizaram conhecimentos e articularam teoria e prática. Conclui-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, de autonomia e de trabalho em equipe, representando oportunidade de aprendizagem significativa de aplicação viável em contextos curriculares tradicionais.

Palabras clave : Aprendizagem ativa; Educação Superior; Metodologias ativas.

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