Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
PENA, Alexandra Coelho. “Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.506-513. Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874.
O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da obra de Martin Buber, autor da filosofia do diálogo, e suas implicações para o campo da Educação. Fortemente influenciado pelo hassidismo, Buber foi um defensor da Educação para a comunidade para se chegar à paz. O texto situa o autor na história e reflete sobre a possível filiação de sua teoria a determinados campos do conhecimento, além de abordar os conceitos centrais de sua teoria encontro dialógico, presença, relação, reciprocidade e responsabilidade, educação para a comunidade –, que contribuem para pensar a Educação nos tempos atuais, marcada pela desumanização das relações.
Palabras clave : Martin Buber; Filosofia do diálogo; Educação.