SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3“Toda vida actual es encuentro”: contribuciones de Martin Buber a la EducaciónDesafíos y silencios de los profesores principiantes en la carrera universitaria: un estudio con dos instituciones públicas de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SONEGO, Anna Helena Silveira  y  BEHAR, Patricia Alejandra. M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.514-524.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.32203.

Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar no desenvolvimento do m-learning. Essa modalidade surgiu pela necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração conectada em rede. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de turmas de graduação de uma universidade pública. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados permitiram verificar que o m-learning pode contribuir significativamente no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, de interação e novas possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.

Palabras clave : M-Learning; Aplicativos; Geração conectada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )