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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MUZZATTO, Egidiane Michelotto  y  SILVA, Luís Fernando Santos Corrêa da. Educação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivas. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e32656.  Epub 20-Jul-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32656.

O presente artigo tem como objetivo discutir as intersecções contemporâneas entre a cidadania e a democracia, sobretudo no que concerne ao papel da educação para a consolidação de ambas. Resgata-se o debate teórico e conceitual sobre os desafios e os impasses da cidadania e da democracia na contemporaneidade, bem como enfatiza-se as características de um modelo específico de cidadania, mais ativa e substantiva, que é a cidadania democrática. Tal modelo fundamenta-se em três pilares que devem integrar o currículo escolar: (a) o pensamento crítico; (b) a cidadania universal; e (c) a capacidade imaginativa. Entende-se que a construção da cidadania democrática depende de uma formação humana plural, de modo a superar o utilitarismo técnico e econômico. Surge daí a importância da presença das ciências humanas, da filosofia e das artes no currículo escolar, dado o caráter crítico e desnaturalizador dessas áreas do conhecimento.

Palabras clave : cidadania democrática; educação cidadã; emancipação social.

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