Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
DOURADO FRANCA DE SOUZA, Joana y EDVALDO SOUZA, Couto. Selfie: espetacularização do eu e pedagogias no Instagram Stories. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e33202. Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33202.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e tem como objetivo analisar publicações de selfies de um grupo de jovens no Instagram Stories. O principal argumento é de que esses jovens se valem de performances apropriadas através de pedagogias circulantes para espetacularizar a si nesta rede social. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais e da cibercultura aplicada à educação, notoriamente, os conceitos de visibilidade, performance e espetacularização do eu, atrelados às redes sociais digitais e em torno da denominada era da mobilidade, na qual as tecnologias móveis possibilitam a circulação de autorretratos digitais. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados espetacularizam suas vidas por meio de selfies para manutenção de visibilidade no Instagram Stories e, por conseguinte, evidenciam pedagogias e modos de ser que circulam nesta funcionalidade.
Palabras clave : tecnologia educacional; selfie; pedagogias culturais; espetacularização do eu; instagram stories.