SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Enseñanza secundaria y las Clases Integrales del Colégio Estadual do Paraná: aspectos formativos (1960-1967)“Me encanta eso cacto aquí”: convirtiendo em imágenes, matemática(s) e investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MACHADO, Karen Graziela Weber; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira  y  RODENBUSCH, Camila de Barros. Reflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-37005.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37005.

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes da educação superior sobre a Educação para a Cidadania Global no processo de formação dos estudantes. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo e com abordagem de estudo de caso. Para a realização da coleta de dados foi utilizado um questionário online, e os dados foram analisados conforme princípios da análise de conteúdo. Através das percepções dos docentes, foi possível identificar que eles têm o entendimento sobre os princípios da Educação para a Cidadania Global, assim como estão preocupados com a formação de cidadãos comprometidos com a tolerância e a compreensão, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sendo assim, a Educação Superior pode promover uma educação capaz de preparar os estudantes para os desafios do contexto local e global em que estão inseridos, através de práticas pedagógicas inovadoras, que visem à formação do estudante de maneira holística.

Palabras clave : educação superior; educação para a cidadania global; formação humana; prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )